Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21367
Título: Direito à fala e resistência ao interdito: a comunicação oblíqua em "Zero", de Ignácio de Loyola Brandão
Autor(es): Lima, Paula Rhanna de Miranda
Palavras-chave: Análise literária
Literatura brasileira
Literatura engajada
Ditadura militar
Resistência
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: A presente monografia teve como propósito analisar o romance brasileiro Zero (1974), escrito pelo jornalista Ignácio de Loyola Brandão, tendo como conjuntura a Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Desse modo, o estudo acontece de forma interdisciplinar, através da História da Literatura e História do Brasil, com análise crítica e teoria literária, a fim de reconhecer de que forma a literatura serviu como campo de experimentação artística para representar as formas de silenciamento, a violência e a opressão típica do Regime Militar. Nessa perspectiva, o trabalho compreendeu a verificação das formas de resistência literária e política em um período de interdição discursiva e censura, com o objetivo de entender de que maneira o romance analisado se articulou para representar as vivências de seu período de produção; bem como de que forma ele serviu como veículo comunicativo, objetivando expor todo conteúdo censurado. Para tanto, fez-se um estudo analítico acerca do contexto de produção da obra, a fim de estabelecer relações entre história e produção literária, de modo a conhecer como a censura foi instituída e quais foram suas consequências no campo intelectual de produção artística e jornalística. Com efeito, estudou-se as estruturas composicionais da produção literária, particularizando as técnicas de criação narrativa como resistência política, reconhecendo dentro da obra a função dos personagens como sujeitos simbólicos pertencentes a uma sociedade de direitos cooptados. Logo, percebe-se que a formação discursiva e a estrutura narrativa de Zero são uma estratégia oblíqua de comunicação, de denúncia da violência e da opressão do contexto histórico. Para tanto, foi necessário proceder um percurso teórico acurado por PELLEGRINI (1987), AQUINO (1999), AGAMBEN (2004), FOUCAULT (1979), ARNS (1987), ALTHUSSER (1980), ORLANDI (2007), VENTURA (1988), COSSON (2001), SÜSSEKIND (1984) entre outros. Como resultado, é possível encontrar na obra diversas denúncias ao sistema político referente, de modo evidenciado com a análise da estrutura narrativa, assim como a construção dos personagens e por meio da linguagem. Como resultado disso, esse estudo se mostra de grande relevância, porque possibilita o estudo em conjunto entre Literatura e outras fontes de conhecimento, a fim de conhecer um período atroz da História do país.
Descrição: LIMA, P. R. de M. Direito à fala e resistência ao interdito: a comunicação oblíqua em "Zero", de Ignácio de Loyola Brandão. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21367
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PAULA RHANNA DE MIRANDA LIMA.pdf919.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.