Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21369
Título: Diagnóstico do Programa de Residência Pedagógica - PRP, da UEPB: a formação docente no curso de licenciatura em filosofia
Autor(es): Bezerra, Carolina Cavalcanti
Palavras-chave: Progra de Residência Pedagógica
Formação docente
Ensino de filosofia
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal verificar se o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia (PPCF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ou não em sintonia com os pressupostos do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Governo Federal. Os temas a serem abordados destacam a formação para a docência e o PRP na UEPB, tendo como viés o PPCF, aprovado pelos conselhos universitários no ano de 2016. À pesquisa apresenta os componentes curriculares oferecidos pelo curso que são voltados para a formação docente, com a intencionalidade de se verificar na prática se as primeiras experiências do aluno em sala de aula visam o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos discentes do curso de Filosofia em consonância com o PRP. Em um segundo momento, um questionário foi aplicado aos alunos partícipes do programa residência pedagógica em Filosofia da UEPB, com o intuito de quantificar e qualificar suas respostas sobre as bases que sustentam a implementação do programa nas IES públicas com a realidade da formação e prática do alunado para a atuação docente. O estudo caracteriza-se como um diagnóstico ao apontar questões postas à reflexão pela pesquisadora após o diálogo entre as respostas dadas pelos residentes e as proposituras do PPCF e do PRP para a formação docente.
Descrição: BEZERRA, C. C. Diagnóstico do Programa de Residência Pedagógica - PRP, da UEPB: a formação docente no curso de licenciatura em filosofia. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21369
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CAROLINA CAVALCANTI BEZERRA.pdf3.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.