Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21374
Título: Relato de experiências no ensino de Geografia na Escola Pública do Município de Casinhas/PE
Autor(es): Santos, Jéssica Inocêncio dos
Palavras-chave: Ensino de geografia
Relato de experiência
Recurso didático
Estratégia didática
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar experiências desenvolvidas na a abordagem dos conteúdos geográficos em turmas de 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Luiz Ventura, localizada na comunidade Lagoa de Pedra, município de Casinhas-PE. A discussão proposta justifica-se mediante a necessidade premente da reflexão sobre as práticas desenvolvidas no âmbito da disciplina, as quais devem primar por um aprendizado mais significativo e prazeroso para o aluno. A partir de estudo de caso, foram propostos caminhos alternativos que possibilitassem a dinamização das aulas e a maior articulação entre as escalas local-regional-global dentro dos assuntos estudados. Para tanto, foram usados recursos didáticos como filmes, vídeos, literatura de cordel, Google Earth e maquetes, por meio da concepção de uma disciplina voltada para as transformações dos lugares com os quais se relacionam o educador e o educando. Os resultados obtidos a partir da implementação das ações planejadas mostraram-se bastante positivos, tendo em vista a crescente participação dos alunos nas aulas e na construção de um conhecimento geográfico mais concreto no qual eles passaram a se perceber como agentes geográficos atuantes nas transformações espaciais.
Descrição: SANTOS, J. I. dos. Relato de experiências no ensino de Geografia na Escola Pública do Município de Casinhas/PE. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21374
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA INOCÊNCIO DOS SANTOS.pdf879.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.