Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21423
Título: A profissão do professor de matemática: uma análise do concurso público para professor do Estado da Paraíba
Autor(es): Almeida, Lucenildo Henrique de
Palavras-chave: Concurso público
Formação de professores de Matemática
Mercado de trabalho
Professores de matemática
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar o perfil da prova do concurso público para o Professor de Matemática do Estado da Paraíba quanto aos conhecimentos necessários à formação docente.Os Concursos Públicos são, ainda hoje, a principal forma de ingresso na profissão docente na Educação Pública, seja no Ensino Básico ou Superior. Por ser uma etapa importante na vida profissional do professor, pensamos que esse possa ser um tema importante na discussão sobre a formação docente. A urgência dessa impressão é defendida por Garnica que nos alertava em 1997 que muitos dos professores que tentam uma vaga não conseguem êxito nesse tipo de exame. Isso reforçou para nós o interesse de discutir a temática. Nossa questão norteadora foi: quais conhecimentos matemáticos são exigidos na realização da prova para o concurso público para professor de Matemática do Estado da Paraíba, considerando o Edital 01/2019/SEAD/SEECT? Tendo como base o último concurso para professor de Matemática do Estado da Paraíba fizemos uma investigação documental da prova que era regulada pelo edital 01/2019/SEAD/SEECT e que foi aplicada em julho de 2019. Nos fundamentamos teoricamente nos trabalhos de Lee Shulman sobre os conhecimentos necessários à formação docente para estabelecer categorias de análise para prova. Nossa pesquisa concluiu que das categorias de Shulman apenas o conhecimento do conteúdo é pautado, porém no sentido de resolver questões. Aqueles que desejam ter sucesso na prova devem se preparar de modo a compreender profundamente os conteúdos da Matemática Básica.
Descrição: ALMEIDA, L. H. A profissão do professor de matemática: uma análise do concurso público para professor do Estado da Paraíba. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21423
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucenildo Henrique de Almeida.pdfPDF - Lucenildo Henrique de Almeida2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.