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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Aleixo, Lucenilda Tomé | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T13:20:14Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T13:20:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.152 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21424 | - |
dc.description | ALEIXO, L. T. Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contemporaneidade nos leva a observar a relevância do aspecto recreativo, em função do desenvolvimento de novas bases pedagógicas, como colaborador no processo de ensino e, consequentemente, ao processo de aprendizagem. O lúdico está associado a jogos, brincadeiras, prazer, interesse, dinamismo, interatividade, diversão, além de ajudar a desenvolver a criatividade e proporcionar bem-estar aos alunos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem na infância à luz das contribuições teóricas de Vygotsky e Piaget. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, contemplando os estudos de Piaget e Vygotsky sobre desenvolvimento aprendizagem, enfocando de forma mais central, as ideias dos autores sobre a importância das brincadeiras, brinquedos e jogos na infância. Em nossas análises, percebemos que, para os teóricos, o brincar é uma ferramenta necessária no desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetiva e físicas das crianças, de forma que as atividades lúdicas realizadas na escola, não podem ser encaradas apenas como recreação e diversão, mas como essenciais no processo ensino-aprendizagem. Deste modo, cabe ao professor utilizar a ludicidade como ferramenta importante para que o ensino/aprendizagem ocorra de forma espontânea, divertida e, principalmente significativa. No entanto, é necessário que selecionem os jogos e brincadeiras de acordo com as capacidades cognitivas dos seus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Ma. Joana Dar’K Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras educativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.title | Aprender e brincar: o lúdico e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem à luz de Piaget e Vygotsky | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
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