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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leal Neto, José Primitivo | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T14:32:52Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T14:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 302.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21426 | - |
dc.description | LEAL NETO, J. P. Sítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Ana. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | As manifestações festivas de padroeiro no meio rural é um fenômeno religioso com características profanas ligadas principalmente ao catolicismo popular, é um momento ao qual as pessoas de determinada comunidade se juntam para homenagear o santo padroeiro do local. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é identificar as mudanças nas celebrações católicas no contexto rural ao longo do tempo, principalmente no que tange as manifestações culturais, religiosas e comunicacionais. Para tanto, tomamos como objeto de análise e observação a Festa de Sant’Ana, padroeira da comunidade do Tapuia, zona rural da cidade de Gado Bravo/PB. Com esse recorte, pretende-se especificamente compreender a relação da festividade com as novas formas de informar, indicar quais as manifestações da folkcomunicação estão presentes na comemoração, bem como estudar a festa enquanto processo comunicacional. Este estudo tem como método de abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos adotamos a etnografia balizada principalmente no instrumento de observação e entrevista e a revisão bibliográfica afim de revisitar conceitos basilares para a construção do trabalho. Alguns autores pioneiros nessas áreas serão visitados, entre eles Canclini (1997), Beltrão (1980), Marques de Melo (2008) e Brandão (1989). Com esta pesquisa compreendemos que a reconfiguração do espaço da comunidade influenciou as mudanças estruturais do festejo. Algumas expressões culturais desapareceram ao longo do tempo, a exemplo dos grupos de pife e de zabumbeiros. Já outras permaneceram, a exemplo do bacamarte, dos ex-votos e da procissão. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Folkcomunicação | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.title | Sítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Ana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
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