Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal Neto, José Primitivo-
dc.date.accessioned2020-01-14T14:32:52Z-
dc.date.available2020-01-14T14:32:52Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.otherCDD 302.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21426-
dc.descriptionLEAL NETO, J. P. Sítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Ana. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractAs manifestações festivas de padroeiro no meio rural é um fenômeno religioso com características profanas ligadas principalmente ao catolicismo popular, é um momento ao qual as pessoas de determinada comunidade se juntam para homenagear o santo padroeiro do local. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é identificar as mudanças nas celebrações católicas no contexto rural ao longo do tempo, principalmente no que tange as manifestações culturais, religiosas e comunicacionais. Para tanto, tomamos como objeto de análise e observação a Festa de Sant’Ana, padroeira da comunidade do Tapuia, zona rural da cidade de Gado Bravo/PB. Com esse recorte, pretende-se especificamente compreender a relação da festividade com as novas formas de informar, indicar quais as manifestações da folkcomunicação estão presentes na comemoração, bem como estudar a festa enquanto processo comunicacional. Este estudo tem como método de abordagem a pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos adotamos a etnografia balizada principalmente no instrumento de observação e entrevista e a revisão bibliográfica afim de revisitar conceitos basilares para a construção do trabalho. Alguns autores pioneiros nessas áreas serão visitados, entre eles Canclini (1997), Beltrão (1980), Marques de Melo (2008) e Brandão (1989). Com esta pesquisa compreendemos que a reconfiguração do espaço da comunidade influenciou as mudanças estruturais do festejo. Algumas expressões culturais desapareceram ao longo do tempo, a exemplo dos grupos de pife e de zabumbeiros. Já outras permaneceram, a exemplo do bacamarte, dos ex-votos e da procissão.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectFolkcomunicaçãopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleSítio Tapuia: os processos folkcomuncacionais presentes na festa de Sant´Anapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Primitivo Leal Neto.pdf4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.