Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21427
Título: O jogo da conquista no campo do folkmarketing: regionalismo e consumo nas telas do esporte interativo
Autor(es): Araújo, Ana Flávia Nóbrega
Palavras-chave: Comunicação
Futebol
Folkmarketing
Esporte interativo
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo tecer considerações sobre o papel do futebol no fortalecimento do discurso regionalista na contemporaneidade. A pesquisa propõe explicitar as estratégias utilizadas pelo canal Esporte Interativo na disseminação e popularização de peças e produtos criados para o torcedor nordestino. Analisaremos a veiculação do material de divulgação do torneio da Copa do Nordeste nos anos 2017 e 2018, tomando como base o uso de elementos enraizados no imaginário popular que constituem-se como preponderantes no que concerne a identidade regional nordestina. Buscamos ainda compreender o movimento de regionalização da mídia como resultado de estratégias voltadas à exploração de nichos específicos de consumidores, enfatizando a valorização da espacialidade e cultura regional, que assumem uma alternativa para a transmissão polarizada no eixo Rio-São Paulo. A campanha do canal toma como base as tessituras da tradição construída e imaginada para além da espacialidade geográfica da região, fazendo com que o Esporte Interativo e seus produtos possam emergir no cenário monopolizado da mídia televisiva brasileira. O discurso adotado é constituído de elementos ancorados no folkmarketing, ramificação da teoria da folkcomunicação, sendo analisado a partir do diálogo interdisciplinar do conceito como estratégia comunicacional, bem como os estudos de relação entre a mídia, o futebol e o consumo. Discutimos o tema a partir Filho (2008, 2011), Albuquerque Júnior (1995, 2011), Cabral (2006), Chauí (1998), Castoriadis (1982), Peruzzo (1997) e Hall (2011), visando problematizar a elaboração das estratégias para consolidar a marca da emissora no país fortalecendo os laços com os torcedores-espectadores.
Descrição: ARAÚJO, A. F. N. O jogo da conquista no campo do folkmarketing: regionalismo e consumo nas telas do esporte interativo. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21427
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Flávia Nóbrega Araújo.pdf367.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.