Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21445
Título: Educação financeira: uma análise de grupos com alunos do 3º ano do Ensino Médio no município de Tuparetama/PE
Autor(es): Rodrigues, Camila Lopes
Palavras-chave: Educação financeira
Ensino Médio
Finanças pessoais
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar o nível de conhecimento sobre educação financeira dos alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino médio Cônego Olímpio Torres, localizada na cidade de Tuparetama-PE. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise de grupos através de aplicação presencial de questionário, com indivíduos que apresentam características semelhantes, no qual um dos grupos foi escolhido aleatoriamente para receber noções sobre educação financeira antes de responder ao questionário e o outro respondeu o mesmo apenas com conhecimentos já obtidos empiricamente. As informações recebidas pelo grupo, foram relacionadas as questões existentes no questionário: um breve conhecimento sobre finanças pessoais, tipos de investimentos e endividamento. O questionário apresentou 4 seções, referente a finanças, empréstimos bancários, poupança e investimentos. Inicialmente, o questionário apresentou também questões obre a situação socio econômica de cada respondente. Antes da aplicação do questionário, foram divididos dois grupos, onde o grupo chamado de “C” recebeu informações prévias sobre as questões existentes no questionário e o grupo chamado de “S” respondeu o mesmo somente com informações que os mesmos já obtinham. Os dados foram tabulados e analisados por meio da ferramenta Microsoft Excel® e foram apresentados por meio de Tabelas, apresentando porcentagens especificas para grupo, possibilitando um maior entendimento dos dados. Após a análise dos dados, verificou-se que 53,19% dos alunos eram do sexo masculino, de faixa etária média de 18 anos, moradores da zona urbana da cidade (76,6%) e que obtinham algum tipo de fonte monetária (63,83%). Notou-se também que em relação a poupança, os indivíduos afirmam achar importante guardar dinheiro, o guardam de alguma forma, mas os números enfatizam que os mesmos não tem dinheiro guardado para emergências, o que faz chegar-se a conclusão que realmente os mesmos não tem uma boa preparação em relação as suas finanças. Ainda foram tiradas conclusões de que os indivíduos estudados tem noções sobre finanças, mas não são indivíduos totalmente educados, pois mesmo sabendo a importância de colocar em prática esse assunto, os mesmos na maioria das vezes não a colocam.
Descrição: RODRIGUES, C. L. Educação financeira: uma análise de grupos com alunos do 3º ano do Ensino Médio no município de Tuparetama/PE. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21445
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Lopes Rodrigues.pdfPDF - Camila Lopes Rodrigues832.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.