Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21458
Título: Contabilidade gerencial: um estudo bibliométrico e de redes sociais na produção científica publicada nos periódicos nacionais de contabilidade
Autor(es): Mineiro, Kézia Manuela Lucas
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Bibliometria
Redes sociais
Periódicos científicos nacionais (Contabilidade)
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: A contabilidade gerencial (CG) fornece informações, financeiras e não financeiras, para os usuários internos da contabilidade – gestores, investidores, funcionários, entre outros –, que as utilizam no planejamento, controle e tomada de decisão. A presente pesquisa tem como objetivo identificar o perfil das produções científicas sobre CG, publicadas em periódicos nacionais de contabilidade com classificação Qualis Capes, através de um estudo bibliométrico e de redes sociais. Quanto aos objetivos, a metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva, no que se refere aos procedimentos, qualifica-se como bibliográfica, documental, bibliométrica e uma análise de redes sociais (ARS), acerca da abordagem do problema classifica-se como qualitativa e quantitativa. O universo deste estudo é composto por todos os periódicos (3.562) da área de Turismo, Administração e Contabilidade, listados na Capes, a amostra foi constituída de 46 periódicos de contabilidade (após retirados, os que não são da área, os com classificação C, os impressos, internacionais e que não tinham mecanismos de buscas nos endereços eletrônicos). Da amostra foram retirados 307 artigos, que falam sobre CG. Os principais resultados encontrados nesta pesquisa foram: o periódico com mais publicações na área de CG é a Contabilidade Vista & Revista, com 35 artigos; os anos de 2016 e 2018, foram os que mais apresentaram publicações, 35 e 31 artigos, respectivamente; o principal tema abordado é o Sistema de Controle Gerencial – Controladoria; de 601 autores encontrados, 60,07% são do sexo masculino; 33,55% dos artigos foram desenvolvidos em parceria entre 2 autores; a rede de interações entre os autores tem uma densidade baixa (0,48%), tendo como autores mais centrais Beuren e Espejo, esses também são os autores mais prolíficos, com 27 e 17 publicações, respectivamente; 25,96% dos autores são doutores e 24,96% são mestres; a UFSC é a instituição com a maior quantidade de autores vinculados, 65 autores; na rede de interações a FEA/USP e UFSC, são as instituições mais centrais, tendo a rede uma densidade de 2,87%; 40,10% das instituições são da região Sul; quanto aos objetivos, o método mais utilizado é a pesquisa Descritiva, 41,04%; com relação aos procedimentos técnicos e a abordagem do problema, 28,66% e 34,20% dos artigos, respectivamente, não descrevem os métodos utilizados em seus estudos, as técnicas mais empregadas são no primeiro o Levantamento, com 17,92%, e no segundo a Qualitativa, com 29,97%.
Descrição: MINEIRO, K. M. L. Contabilidade gerencial: um estudo bibliométrico e de redes sociais na produção científica publicada nos periódicos nacionais de contabilidade. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21458
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Manuela Lucas Mineiro.pdfPDF - Kézia Manuela Lucas Mineiro1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.