Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21462
Título: Formação humana, com base no conto “El maestro de carrasqueda” de Miguel de Unamuno: amor como fonte de inspiração
Autor(es): Santos, Sebastião Martir Jacinto dos
Palavras-chave: Miguel de Unamuno
El Maestro de Carrasqueda (Conto)
Educação
Formação docente
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: O presente artigo busca fazer um estudo sobre o conto El Maestro de Carrasqueda, de Miguel Unamuno, do ano de 1903. O conto aborda um tema sobre um professor que dedica sua vida a arte de ensinar, e de uma criança que se destaca mais como seu aluno e que mais tarde seria seu sucessor. A partir desses personagens vemos como os ensinamentos de valores e sentimentos pessoais e educacionais, como amor, amizade, persistência, humildade, entre outros, são fundamentais para a educação. É uma obra que trata do desenvolvimento e reconstrução da mudança de comportamento, baseado no poder da educação. Apresenta-nos personagens sobreviventes de uma realidade que se encontrava em queda e que precisava ser reerguida, porém, fortes e modernos para sua época, rompendo com regras e imposições. Faz-se pertinente analisar no contexto educacional a contribuição estética, com a nossa realidade atual, pois veremos como nessa visão unamuniana é possível transformar as ações e pensamentos através da educação. Uma obra que retrata uma realidade que jamais deixa de ser moderna, principalmente no que diz respeito a profissão de ser professor. Para fundamentar nosso trabalho, recorremos ao pedagogo Paulo Freire como suporte teórico, utilizando especialmente sua obra Pedagogia da Autonomia (1996), e para defender nossa ideia de amor enquanto ação profissional, e sentimento humano, tomaremos como base a Pedagogia do Amor: A contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações, de Chalita (2003). Através do método bibliográfico se dará minha investigação. Com essas obras veremos a questão amorosa, educativa e libertadora, enquanto possibilidade de mudança e inspiração.
Descrição: SANTOS, S. M. J. Formação humana, com base no conto “El maestro de carrasqueda” de Miguel de Unamuno: amor como fonte de inspiração. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21462
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastião Martir Jacinto dos Santos.pdfPDF - Sebastião Martir Jacinto dos Santos819.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.