Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21466
Título: Escola, espaço de convivência: um olhar sobre o papel do mediador na educação especial
Autor(es): Amorim, Cíntia Emanuela dos Santos
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Alunos com deficiência
Escola
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho aborda a inclusão escolar de alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, mental, auditiva ou múltipla. Tendo como foco o papel do mediador na inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar, visto que a inclusão é um processo que está promovido nas práticas educacionais dentro dos parâmetros que regem a educação. O estudo baseia-se na problemática de discorrer a importância do mediador sobre métodos e recursos são utilizados pelos mediadores em sala de aula com os alunos com deficiência de uma escola municipal da cidade de Sertânia- PE. O objetivo é apresentar de maneira concisa o papel do mediador, bem como ressaltar o desempenho de suas funções no ambiente escolar, realizando uma reflexão dos possíveis desafios às suas práticas de atuação relacionada à aprendizagem e da importância desse profissional no processo de inclusão escolar do aluno com necessidade específica. Tendo como embasamento os estudos de Mantoan (2011), Skliar (2006), Beyer (2013), Glat e Pletsch (2012), a Lei Brasileira de Inclusão (2015), dentre outros. A pesquisa se solidifica por intermédio de um questionário semiestruturado direcionado ao mediador para identificar quais métodos e recursos utilizados na sala de aula, visando à adequação da escola ao contexto social, cultural e à realidade ao qual pertencem. Ao final da pesquisa percebeu-se que o mediador não usa apenas uma metodologia específica, mas faz uso de múltiplos recursos e procedimentos no intuito de beneficiar o aluno com deficiência, seja na sua aprendizagem ou na sua adaptação ao ambiente que ele se encontra, e que estes profissionais são extremamente relevantes no processo de inclusão, pois, estão envolvidos diretamente e/ou indiretamente no universo escolar e social da pessoa com deficiência.
Descrição: AMORIM, C. E. S. Escola, espaço de convivência: um olhar sobre o papel do mediador na educação especial. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21466
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cíntia Emanuela dos Santos Amorim.pdfPDF - Cíntia Emanuela dos Santos Amorim601.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.