Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21485
Título: Desafios encontrados pelos professores nas salas de aula de alfabetização na E.M.E.I.F. Antônio José de Andrade - Município de Mogeiro-PB
Autor(es): Silva, Gilcélia Santos da
Palavras-chave: Educação
Alfabetização
Prática em sala de aula
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar do professor alfabetizador, com ênfase nos desafios enfrentados em sala de aula por esses profissionais, pois, muitas vezes, o alfabetizador se depara com obstáculos que limitam seu trabalho e retardam o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Dessa forma, analisando a prática diária da professora Francileide Sá, e considerando as contribuições teóricas de autores como: Cambi (1999), Ferreiro (1985), Lemle (1988), Nérici (1972), Piaget (1977), Poerch (1990) pudemos refletir teoricamente, e na prática como se dá o desafio de alfabetização dos alunos em sala de aula. Constatando que alguns dos desafios enfrentados pelo alfabetizador são a pouca formação focada na alfabetização, a falta de participação dos pais na vida escolar dos filhos e o alto índice de indisciplina presente em sala de aula. Mediante estes resultados, concluiu-se que para superar os desafios propostos, o educador deve agir em conjunto com a comunidade escolar e com os pais para rever ações e criar outras medidas no intuito de oferecer uma educação qualitativa ao aluno.
Descrição: SILVA, Gilcélia Santos da. Desafios encontrados pelos professores nas salas de aula de alfabetização na E.M.E.I.F. Antônio José de Andrade - Município de Mogeiro-PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21485
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilcélia Santos da Silva.pdfPDF - Gilcélia Santos da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.