Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21498
Título: Zé Leão: um morto milagreiro
Autor(es): Torres, Pedro Lucas Paulino
Palavras-chave: Santidade
Sagrado
Espaço
História
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Este trabalho teve por objetivo entender a elaboração de uma santidade canonicamente irregular, forjada e reconhecida sem o aval institucional. Buscou problematizar como um homem comum, bárbara e cruelmente assassinado em fins do século XIX numa cidade do interior do Rio Grande do Norte, foi alçado ao panteão dos santos - igualando-se a eles e tornando-se um. Depois de morto, “Zé Leão” passou a viver em odor de santidade e a gozar de uma nova condição: a de morto milagreiro. Partimos da hipótese que as leituras arranjadas em torno de sua morte, considerada trágica, e episódios outros a ela associados fabricaram historicamente sua santidade e um espaço sagrado a ele dedicado na cidade de Florânia - RN.
Descrição: TORRES, P. L. P. Zé Leão: um morto milagreiro. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21498
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Lucas Paulino Torres.pdfPDF - Pedro Lucas Paulino Torres374.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.