Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Andrey Thalisson Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T14:31:21Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T14:31:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21501 | - |
dc.description | RIBEIRO, A. T. C. A intervenção do PIBID Geografia na educação básica: relatos da experiência de formação docente na Escola Professor José Soares de Carvalho. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação, que visa a melhor formação dos estudantes de licenciatura, fomentando a iniciação à docência. O presente artigo visa analisar como o (PIBID) contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, observando a experiência do Programa para a prática pedagógica e, ainda discutir os desafios e perspectivas do ensino de Geografia na Educação Básica, além de destacar as experiências de atuação no Ensino Médio. O referente estudo será realizado na perspectiva da pesquisa qualitativa, centrado na explicação das dinâmicas sociais, sobretudo desenvolvidas no ambiente escolar da E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho. Sendo assim, O PIBID proporcionou maior criatividade dos alunos bolsistas por meio de atividades desenvolvidas a partir de metodologias ativas para auxiliar os alunos no seu processo de ensino-aprendizagem. Dentre as atividades desenvolvidas, pode-se citar a “Oficina de Produção de Mapas” que teve por objetivo colaborar com o ensino da Geografia, exibindo uma metodologia de ensino que pode ser utilizada pelos professores nas aulas desse componente curricular. Por fim, o PIBID é um programa consolidado por meio de uma iniciativa importante no tocante a formação acadêmica em cursos de licenciatura que busca estreitar os laços entre o ensino superior e o ensino básico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | A intervenção do PIBID Geografia na educação básica: relatos da experiência de formação docente na Escola Professor José Soares de Carvalho | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro.pdf | PDF - Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.