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dc.contributor.authorMiranda, Maria Elisabete Silva Batista-
dc.date.accessioned2020-01-27T14:38:38Z-
dc.date.available2020-01-27T14:38:38Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21507-
dc.descriptionMIRANDA, Maria Elisabete Silva Batista. O lúdico e a brincadeira como método de aprendizagem: relato de experiência do estágio supervisionado em educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica, tendoo brincar como um dos principais eixos norteadores, uma vez que, é pelo brincar que a criança entra no mundo da cultura e desenvolve entre outros aspectos, a linguagem. Nesse contexto, o presente trabalho de conclusão de cursotrata do relato de experiência, realizado a partir da execuçãodo estágio supervisionado em Educação Infantil do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, o qual foi realizado em turma do Maternal I, na creche Alcide Cartaxo Loureiro em Campina Grande, PB. Primeiramente, foram realizadasas observações necessárias para a produção do projeto de intervenção didática, em que a temática do projeto foiescolhida, em concordância com o tema gerador dado pela creche, em razão da data comemorativa da época: “ A cultura Indígena”. Para a construção da base teórica recorremos as análises de TELES (2012), MORIM (1993), FONTANA (2000), SALOMÃO et.al (2017), HOFFMAN (2002), LIBÂNEO (1998), bem como a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, as Leis de Diretrizes e Base, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Após a conclusão do estágio, observamos o quanto é indispensável à brincadeira na vida da criança para o seu desenvolvimento, sendo necessário não só a discussão das práticas pedagógicas no meio educacional, mas também, a implementação de políticas públicas, dispostas a contribuir com espaços apropriados e professores mais qualificados. A criança, é um ser social, e que desde muito pequena, é capaz de interagir, manusear, observar, sentir as ocorrências em seu ambiente, desenvolvendo assim suas possibilidades de escolha, imaginação e descoberta.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico e a brincadeira como método de aprendizagem: relato de experiência do estágio supervisionado em educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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