Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21508
Título: Por uma didática de leitura no ensino fundamental I
Autor(es): Silva, Gilda Maria Borges da
Palavras-chave: Didática
Leitura
Formação de leitores
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente artigo é fruto de nossa observação e prática no Ensino Fundamental I, realizado em uma escola pública na cidade de Fagundes/PB. O mesmo tem por objetivo apresentar nossa vivencia com alunos do 5º ano onde tivemos a oportunidade de realizamos um projeto de intervenção com algumas obras de Ziraldo a exemplo do Menino Maluquinho, buscando contribuir para a ampliação do processo de leitura desse grupo de crianças. Assim como também, propiciar a eles momentos prazerosos de leitura que facilitasse o desejo de sonhar e se embrenhar cada vez mais no mundo literário. Essa possibilidade vislumbrou garantir o enriquecimento do processo educacional e direcionar a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Para auxilio de nossa escrita, realizamos algumas leituras as quais nos embasaram teoricamente junto a autores como Paulo Freire (1982), Vieira (2006), Lajolo (2003), Zilberman (2003) entre outros. Os instrumentos metodológicos utilizados para a construção dos dados dessa pesquisa foram à observação e o registro das aulas. Dessa maneira, teceremos algumas contribuições diante da prática vivenciada a qual, apresenta elementos significativos para compreendermos que uma didática junto à leitura, muito pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos formando leitores proficientes.
Descrição: SILVA, Gilda Maria Borges da. Por uma didática de leitura no ensino fundamental I. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21508
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilda Maria Borges da Silva.pdfPDF - Gilda Maria Borges da Silva734.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.