Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21510
Título: A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil
Autor(es): Mota, Edna Maria Farias
Palavras-chave: Educação infantil
Afetividade
Aprendizagem
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: Este artigo é resultante da nossa prática de observação e atuação docente, como professora-estagiária do curso de Pedagogia – PARFOR/CAPES da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB que foi realizada, em uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, na turma do Maternal-II, com um total de 20 crianças matriculadas, na faixa etária entre 3 e 4 anos. O objetivo desse estudo era compreender a importância da relação afetiva entre família-escola no processo de ensino-aprendizagem da criança da Educação Infantil. Para analisar a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, foram desenvolvidas atividades por meio de um projeto de intervenção escolar, cujo tema era “família”, do qual se buscou a melhoria das relações entre escola e família. Nesse contexto, a metodologia utilizada neste estudo foi o relato de experiência alicerçado nos conceitos e pressupostos de afetividade sob o olhar walloniano. O apoio teórico se fundamentou na consulta em documentos oficiais já publicados e em circulação, sobre a Educação Infantil e nos estudos de Brandão (2005), Chalita (2003), Dantas (1992), Saltini (1997), Tiba (2002), Vygotsky (2003), Wallon (1968), entre outros. Como resultado deste trabalho, constatou-se que existe um valor afetivo muito presente na imaginação da criança em relação aos seus pais, sobretudo, em relação as suas mamães, mas, que ainda precisa ser complementado ou continuado um trabalho com mais entusiasmo em relação à interação afetiva tanto vinda de uma maior participação da família para o contexto escolar quanto de uma maior aproximação da escola em relação a família da criança.
Descrição: MOTA, Edna Maria Farias. A relação afetiva entre a família/escola e sua importância na aprendizagem da educação infantil. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21510
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Maria Farias Mota.pdfPDF - Edna Maria Farias Mota627.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.