Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21516
Título: Formação de leitores e literatura infantil
Autor(es): Oliveira, Marinalda de Lima Xavier
Palavras-chave: Educação
Leitura
Formação de leitores
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente relatório cujo tema A Formação de Leitores e a Literatura Infantil tem por objetivo verificar o processo de formação de leitores no eixo da Educação Infantil, utilizando-se a literatura como ferramenta pedagógica. Nesse sentido, foi elaborado um estudo bibliográfico embasado nos autores como Montenegro (2015), Fonseca (2015), Maciel (2006) e Almeida (2018), que deram suporte à temática escolhida para a pesquisa. Assim, a elaboração da pesquisa se justifica por duas vertentes: i) pelo interesse acadêmico em analisar os desafios dos educadores que atuam no espaço da Educação Infantil em formar leitores e ii) verificar como as instituições de ensino como a creche e pré-escola fazem uso da literatura infantil para motivar a leitura de seus alunos. A literatura infantil é uma ferramenta pedagógica relevante para motivar as crianças à leitura e formar, desde pequenos, leitores que sejam capazes de realizar interpretação textual. Os resultados da pesquisa demonstram que a literatura infantil pode auxiliar o professor, a partir do ensino infantil, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas para crianças que podem adentrar o mundo da imaginação através da leitura.
Descrição: OLIVEIRA, Marinalda de Lima Xavier. Formação de leitores e literatura infantil. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21516
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinalva de Lima Xavier Oliveira.pdfPDF - Marinalva de Lima Xavier Oliveira929.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.