Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Késia kalinne Costa-
dc.date.accessioned2020-02-05T13:43:33Z-
dc.date.available2020-02-05T13:43:33Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21565-
dc.descriptionVIEIRA, Késia kalinne Costa. Leitura e ludicidade: analisando práticas de leitura na educação infantil em uma creche da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado da experiência de estágio supervisionado II na Educação Infantil, vivenciado na Creche Municipal Nenzinha Cunha Lima, situada em Campina Grande, -PB, na turma de Maternal II, desenvolvido com o intuito de analisarmos como se constitui e como estão organizadas as práticas de leitura na sala de educação infantil. Além disso, objetivamos desenvolver uma relação de prazer entre a criança e o livro, observando que muitas práticas pedagógicas na Educação Infantil utilizam a leitura literária com leituras mecânicas, conteudistas, moralizantes entre outras ações escolarizantes desconsiderando a criança em suas múltiplas linguagens. Neste sentido, existe uma urgente necessidade de os professores, mediadores deste processo, ressignificarem suas práticas docentes a fim de possibilitarem vivências que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e suas maneiras peculiares de sentir, ver e perceber o mundo. Nossa pesquisa está subjacente às teorias de Borba (2007), Vygotsky(1989), Santos(2013), Vasconcelos(2004), dentre outros autores que contribuem relevantemente para fundamentação deste trabalho a exemplo de Brandão, Melo e Mota (2009), que diz que devemos aproximar o livro o máximo possível da ludicidade que se instala nas brincadeiras a fim de que a criança possa tecer suas leituras de modo que possa fruir, nutrindo seu imaginário, ressignificando suas práticas e ações sociais, favorecendo a formação e maturação de sua identidade. Assim, durante este processo, concluímos o quão complexo e dinâmico é o trabalho numa sala de aula de educação infantil ao buscarmos despertar o gosto pela leitura prazerosa, numa perspectiva lúdica, instrumentalizando o pensamento, a fantasia do imaginário infantil na relação com o mundo literário bem como necessário se faz possibilitar às crianças que possam tecer suas leituras e ressignificar suas práticas sociais a partir das múltiplas linguagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleLeitura e ludicidade: analisando práticas de leitura na educação infantil em uma creche da rede municipal de ensino de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Késia Kalinne Costa Vieira.pdfPDF - Késia Kalinne Costa Vieira1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.