Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21595
Título: Graded Readers como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura em LI
Autor(es): Brito, Adriano Amaro da Silva
Palavras-chave: Graded Readers
Leitura
Escola
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: Este trabalho apresenta discussões sobre a importância da leitura e uma possível ferramenta para ser inserida no ensino da leitura em língua inglesa, os graded readers, que são livros nivelados e adaptados, que proporcionam uma linguagem simples, aquisição de vocabulários, estímulo à leitura, entre outros. Objetivamos observar a leitura no contexto da língua inglesa, tendo como análise uma turma do 9° ano do ensino fundamental e outra do 3° do ensino médio, para que possamos entender se esses alunos estão deixando a vida escolar com uma eficiente compressão leitora. Essa ferramenta foi apresentada como uma provável forma de preencher as lacunas deixadas pelo sistema educacional no ensino da leitura em língua inglesa, pois é preciso pensar em outros meios mais instigantes que estimulem o interesse pela leitura. Mostramos quais os problemas que não permitem a inserção dos graded readers na sala de aula. Através de uma pesquisa de campo, visitamos uma escola situada na cidade de Guarabira-PB, onde apresentamos os graded readers aos alunos, que realizaram leitura dos mesmos. Além disso, foram desenvolvidos dois questionários, um para cada turma, qualificando esta pesquisa como quantitativa e qualitativa. Diante das respostas verificadas, foi possível perceber que os alunos do ensino fundamental e do ensino médio ainda não estão saindo de suas séries com uma compreensão leitora adequada, pois a maioria ainda não consegue ler em inglês. Entretanto, a leitura aparentemente foi bem proveitosa e aceita tanto pelos alunos do ensino fundamental quanto do ensino médio. Porém, ainda existem implicações que não permitem a inserção dos graded readers, como o seu alto valor, a falta de distribuição pelo governo e a falta de disponibilidade na biblioteca, tendo apenas o leitor a possibilidade de fazer leituras extensivas adquirindo com recursos próprios, inviabilizando a leitura intensiva em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, contamos com a base teórica de pesquisadores como Kleiman (2000; 2007), Leffa (1996; 1999; 2011), Hill (2008), Coracini (2012), dentre outros, que contribuíram com teorias e hipóteses para o aprofundamento do tema. Por fim, diante das informações, percebemos que os professores não possuem a oportunidade de oferecer outros meios de leitura, tendo em vista os problemas recorrentes que acabam dificultando o processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: BRITO, A. A. da S. Graded Readers como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura em LI. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21595
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Amaro da Silva Brito.pdfPDF - Adriano Amaro da Silva Brito1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.