Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/216
Título: Fixação de fratura do osso zigomático em único ponto: sutura fronto-zigomático
Autor(es): Albuquerque, Talita Telles Pereira de
Palavras-chave: Anatomia da face
Articulação temporomandibular
Epidemiologia
Data do documento: 19-Set-2012
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo transversal, observacional, epidemiológico e retrospectivo, foram utilizados os prontuários dos pacientes vítimas de trauma bucomaxilofacial atendidos pelo serviço de Cirurgia Buco - Maxilo- Faciais do Hospital Antônio Targino – Campina Grande - PB, que apresentaram fratura do complexo zigomático uni ou bilateral e, referente ao período de 36 meses, de Janeiro de 2007 a dezembro de 2010. O objetivo do presente estudo foi demonstrar que nas fraturas do osso zigomático, com exceção das fraturas cominutivas, a fixação apenas no pilar frontozigomático com miniplaca do sistema 2.0 é suficiente para fixar a fratura. No período estudado foi obtido uma amostra de 168 pacientes. Os resultados encontrados revela uma predominância do gênero masculino 9:1 cada mulher acometida com fratura do osso zigomático; A faixa etária mais acometida foi entre 21 e 30 anos perfazendo um total de 35,7% dos casos; Quanto a etiologia da fratura de zigomático, 77,4% foram decorrentes de acidentes com motocicletas. Dos pacientes atendidos com fraturas de zigomático, 86,9% apresentavam fratura apenas nesse osso. A fixação da fratura do osso zigomático em único ponto, região da sutura frontozigomática, foi realizada em 69,6% da população estudada com miniplaca de titânio do sistema 2.0mm. Consideramos que este seja a melhor forma de fixação, pois apesar das miniplacas de titânio serem inertes ao nosso organismo, diminui o custo cirúrgico, menor morbidade para o paciente, menor tempo anestésico, diminui risco de infecção e menor convalescência.
Descrição: ALBUQUERQUE, T. T. P. de. Fixação de fratura do osso zigomático em único ponto: sutura fronto-zigomática. 2012. 42f. Monografia (Especialização de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/216
Aparece nas coleções:I - CTBMF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talita Telles Pereira de Albuquerque.pdfTalita Telles Pereira de Albuquerque347.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.