Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21602
Título: A prática da libras como instrumento de inclusão e socialização do aluno surdo no ambiente escolar - um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano no município de Guarabira - PB
Autor(es): Araújo, Patrícia Gomes de
Palavras-chave: Inclusão escolar
Socialização
Prática de libras
Data do documento: 18-Nov-2019
Resumo: A inclusão do aluno surdo dentro do ambiente escolar, é hoje algo comum de ser constatado nas escolas em geral da rede regular de ensino. Juntamente a isto, a aceitação e a prática da Libras para além da sala de aula como facilitador de socialização entre alunos surdos e ouvintes, é o foco de discussão deste artigo, onde objetivamos uma proposta de intervenção para que a prática da Libras seja um instrumento de inclusão eficaz no âmbito escolar. A pesquisa de campo, de caráter qualitativa, foi realizada no Centro Educacional Edivardo Toscano, uma escola municipal da cidade de Guarabira, onde a mesma é reconhecida por oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiências. Para este estudo de caso, foram aplicados questionários de sondagem para conhecermos como acontece a socialização e a prática da Libras no cotidiano dos alunos surdos com os alunos ouvintes, professores e funcionários, no qual estes responderam de oito a dez perguntas, entre objetivas e abertas, sem a necessidade de identificação, para manter o sigilo dos participantes. Os resultados obtidos na pesquisa trouxe consigo mais veracidade à problemática abordada, ratificando assim a afirmativa que incluir apenas não é o suficiente, para isso dialogamos com os autores Mantoan (2006), Mazzotta (1996), Lacerda (2006) entre outros na fundamentação de ser trabalhada a socialização dos alunos com necessidades educacionais especiais com os alunos em geral, particularmente a Libras com os alunos surdos e ouvintes, porque apesar de ser um direito garantido por lei, incluir ainda não é sinônimo de socializar; pois a relação com os alunos surdos é algo bastante relativo, abstrato e delicado, resultado de anos de confinamento social. Porém, com o compromisso e dedicação de todos os agentes envolvidos na escola, atuando com uma ação ativa e constante, pode sim acontecer uma inclusão de fato socioeducativa, e “bilingue” até, no ambiente escolar. Basta ser praticada a essência da inclusão, que é de vivência e convivência com as diferenças e diversidades. E que não erremos mais ao praticar apenas a integração pensando estar praticando a inclusão escolar. Não se trata apenas “ter” alunos da educação especial dentro da escola regular, mas torna-los “seres humanos”, participantes ativos dentro do ambiente escolar, para que os mesmos possam sentir-se incluídos na sociedade em que estão inseridos; e assim, poder exercer uma futura função social e profissional, como acontece com qualquer outro cidadão comum, contribuinte em seus deveres e direitos na sociedade.
Descrição: ARAÚJO, P. G. de. A prática da libras como instrumento de inclusão e socialização do aluno surdo no ambiente escolar - um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano no município de Guarabira - PB. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21602
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Gomes de Araújo.pdfPDF - Patrícia Gomes de Araújo1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.