Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21606
Título: Variação lexical em memes do Jumento Amostrado: uma análise à luz da sociolinguística
Autor(es): Silva, Mênike Maciel da
Palavras-chave: Variação linguística
Léxico
Meme
Data do documento: 8-Nov-2019
Resumo: te trabalho tem por objetivo analisar as variações lexicais presentes no gênero textual/discursivo “meme”. O trabalho está fundamentado em Silva (2015), Cezario e Votre (2011), que fazem considerações a respeito da Sociolinguística Variacionista, Sá e Sobreira (2014), Aragão (2004), que falam sobre as variações lexicais, Paiva (2018), que aborda a questão dos memes, entre outros teóricos. A pesquisa possui natureza qualitativa e caráter documental e interpretativista, e se dá de modo transversal. O corpus do trabalho será constituído por dez (10) memes retirados do Jumento amostrado, perfil de comédia vinculado à rede social digital Instagram. O estudo revela o riquíssimo vocabulário que a língua portuguesa do Brasil possui, além de apontar a riqueza dos gêneros da internet, como os memes, que possuem vários aspectos que podem ser estudados, além de servir como base para pesquisas como esta. O trabalho indica ainda que a variação lexical, juntamente com outros elementos do “meme” como a imagem, o contexto social e histórico, são responsáveis pelos sentidos do texto, além de cumprir a característica principal do gênero: o humor.
Descrição: SILVA, M. M. da. Variação lexical em memes do Jumento Amostrado: uma análise à luz da sociolinguística. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21606
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mênike Maciel da Silva.pdfPDF - Mênike Maciel da Silva1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.