Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21616
Título: O xadrez como instrumento pedagógico na construção da aprendizagem dos alunos 8º ano do ensino fundamental do Colégio Decisão, São Bento-PB
Autor(es): Felix, Orlanildo Gladstany Nobre
Palavras-chave: Benefícios
Ensino-aprendizagem
Raciocínio
Xadrez
Data do documento: 10-Fev-2020
Resumo: O xadrez como instrumento educativo vai além de um simples jogo de tabuleiro, pois ele fomenta a construção de um processo de ensino voltado a interação, motivação e criação. Este trabalho tem como objetivo descobrir a importância do xadrez como uma ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem dos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Decisão, São Bento – Paraíba. A pesquisa foi realizado com os alunos, faixa etária entre 12 e 14 anos, e professores do 8º ano do Colégio Decisão, situado à Rua João Agripino, Nº 212, Centro da cidade de São Bento/Paraíba, optando-se para ser utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. O xadrez pode servir como um excelente alicerce para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, facilitando o aprendizado de outras disciplinas, pois agregam inúmeros benefícios da prática dessa atividade desde criança. Portanto, constata-se que a prática do xadrez contribui para o desenvolvimento intelectual do aluno, aprimorando suas habilidades necessárias para a construção do carácter sobre a personalidade das crianças em idade escolar, tornando-se uma importante ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: FÉLIX, O. G. N. O xadrez como instrumento pedagógico na construção da aprendizagem dos alunos 8º ano do ensino fundamental do Colégio Decisão, São Bento-PB. 2019. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21616
Aparece nas coleções:64 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Orlanildo Gladstany Nobre Félix.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.