Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21619
Título: Os exercícios físicos na melhoria da qualidade de vida dos idosos.
Autor(es): Farias, Maria José Galdino
Palavras-chave: Idoso
Envelhecimento
Qualidade de vida
Atividade física
Data do documento: 10-Fev-2020
Resumo: A prática da atividade física tornou-se mais comum na sociedade por ser reconhecida por muitos profissionais da área da saúde como um meio de prevenção de diversas patologias. Nesta perspectiva, a atividade física tem sido reconhecida pelos benefícios promovidos nos praticantes, e por isso há esta relação no combate e prevenção de doenças. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância dos exercícios físicos na melhoria da qualidade de vida dos idosos e como estímulo a uma velhice saudável. Quanto à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva e seu teor estritamente qualitativo. O estudo é baseado em referenciais teóricos de vários autores, tais como: Matsudo (2000), Okuma (1998) Faria (2016) dentre outros, bem como em documentos oficiais a exemplo da Política Nacional do Idoso (PNI). Podemos concluir com esse trabalho que a prática de exercício físico evidencia uma estratégia capaz de, não apenas estimular, mas criar a oportunidade para a população idosa adotar um estilo de vida saudável ocasionando assim a emancipação física e a manutenção da capacidade funcional do idoso, resultando em melhor qualidade de vida dessa população. Para tanto um programa adequado de atividade física é um importante meio de prevenção, recuperação e promoção da saúde na terceira idade.
Descrição: FARIAS, M. J. G. Os exercícios físicos na melhoria da qualidade de vida dos idosos.. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21619
Aparece nas coleções:64 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Galdino Farias.pdf679.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.