Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21626
Título: Análise dos impactos da má alimentação e do sedentarismo na qualidade de vida da população
Autor(es): Costa, Solaneide Monteiro
Palavras-chave: Prevenção
Saúde
Bem estar
Data do documento: 12-Fev-2020
Resumo: Para se ter qualidade de vida vários fatores devem ser levados em consideração, como manter o corpo em movimento e uma alimentação equilibrada, a fim de aumentar a expectativa de vida por meio da prevenção contra doenças impulsionadas pelo sedentarismo e obesidade. De acordo com o Plano Nacional de Saúde (2013), as doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no Brasil. Cerca de 4,2% (6,1 milhões) das pessoas de 18 anos ou mais de idade tiveram algum diagnóstico médico de alguma doença relacionada ao coração. Dentre os fatores de risco para tais doenças, destacam-se o tabagismo, consumo abusivo de álcool, inatividade física e consumo de alimentos com alto teor de gordura e densidade energética. Neste contexto, o presente trabalho procurou identificar os principais impactos gerados pela falta de exercício físico e alimentação saudável na qualidade de vida das pessoas. Segundo Nieman (1999) pessoas que se exercitam regularmente com o intuito de melhorar sua aptidão física, resistência cardiorrespiratória e diminuir o acúmulo de gordura corporal melhoram seus níveis energéticos básicos e diminuem o risco de apresentar doença cardíaca, diabetes, osteoporose e outras doenças crônicas. Assim, foram coletadas informações necessárias para a realização do presente estudo utilizando-se um formulário online da Google, na qual contou com a participação de 45 indivíduos de diferentes faixas etárias e gêneros. Os dados obtidos foram organizados em planilhas no programa EXCEL® e analisados em frequência simples e percentuais. A amostra apresentou uma deficiência na prática de exercícios físicos ocasionada pela falta de tempo, além de, uma alimentação inadequada, com alto teor de gorduras e densidade energética. Por esse fato, a maioria dos indivíduos se apresentam acima do peso normal, sendo necessário uma intervenção no estilo de vida e nos hábitos alimentares, com medidas preventivas que prezam pela saúde e bem estar, físico e mental.
Descrição: COSTA, S. M. Análise dos impactos da má alimentação e do sedentarismo na qualidade de vida da população. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21626
Aparece nas coleções:64 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Solaneide Monteiro Costa.pdf931.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.