Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21627
Título: "Charivari" em sala de aula: uma experiência de leitura no 1º ano do ensino médio
Autor(es): Rodrigues
Palavras-chave: Peça teatral
Leitura
Ensino Médio
Charivari
Data do documento: 12-Fev-2020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência de leitura com o gênero textual teatral no Primeiro Ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino em São Bento – PB. Mostra-se aqui, portanto, um relato da abordagem em sala de aula com a peça teatral Charivari de Maria de Lourdes Ramalho, ou seja, as reações dos alunos diante da obra e a metodologia empregada na leitura das cenas. Assim sendo, trata-se de uma pesquisa de campo. A perspectiva adotada ao longo das leituras é a que põe o leitor em interação com o texto, com a professora e com os colegas de turma. Têm-se como pressupostos teóricos, Bordini e Aguiar (1993), Abreu (2001), Kugler (1987) e Zilberman (1989) no que tange aos aspectos da leitura literária; acerca da perspectiva dos direitos do leitor, tem-se Pennac (1994) e Martins (2006). No que se entende por teatro e sua importância no ensino, foram adotadas as argumentações de Vasconcelos (2009), Leite(1976) e Rebervel (1997). Naquilo que se refere à diferença entre dramaturgia e teatro, Pavis (2003). As análises mostram que os leitores adentraram no objeto estético da obra, confrontando seus conhecimentos prévios com aqueles presentes na peça.
Descrição: RODRIGUES, F. S. V. "Charivari" em sala de aula: uma experiência de leitura no 1º ano do ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21627
Aparece nas coleções:64 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviana Soares Vieira Rodrigues.pdf720.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.