Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21634
Título: A importância da contação de história na Educação Infantil
Autor(es): Xavier, Maria Lúcia Barbosa
Palavras-chave: Contação de história
Educação infantil
Literatura
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar a importância da contação de histórias no contexto da Educação Infantil (EI), para compreender como se efetiva as práticas de leitura articuladas, através da arte de contar histórias, permitindo que as crianças desenvolvam tais práticas, no contexto social da sala de aula. A pesquisa surgiu a partir dos estágios supervisionados curriculares obrigatórios I (Gestão Educacional); II (Educação Infantil) e III (Educação dos Anos Iniciais) realizados em instituições públicas municipais de Campina Grande, na Paraíba e desenvolvidos, ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia sistema PARFOR/CNPQ da Universidade Estadual da Paraíba. A metodologia adotada se fundamentou na abordagem da pesquisa qualitativa contou com a participação de 3 sujeitos, neste caso corresponde a três professoras que exercem as suas atividades de sala de aula, em turmas da Educação Infantil. O instrumento adotado para a coleta de dados foi o questionário. Além disso, também serviram para a complementação dos achados as observações e as anotações efetuadas tanto, durante os estágios, como também durante a pesquisa. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores e autoras como: Abramovich (2006), Bernardino e Souza (2011), Busatto (2008), Cagliari (1997), Cardoso (2012), Coelho (2000), Donato (2005), Sisto (2010), Vygotski (1998), Zilberman (2003) entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que: o processo da contação de história na Educação Infantil não teve seu início agora, mas há muitas décadas atrás buscando melhorias no processo de ensino aprendizagem nesta modalidade de ensino; a criança, enquanto um ser simbólico, inicia-se no mundo brincando, jogando com os elementos disponíveis ao seu redor, experimentando-se e, a partir da sua experiência de vida, inclusive quando conta ou escuta uma história ela viaja, cria em sua imaginação, em busca de mundos distantes, desconhecidos; a imaginação da criança é a sua maior ação que, por meio dela, vai conversando como se esse mundo ao seu redor vai se apropriando de seus significados; o aluno é instigado com a leitura e a partir da contação de história estabelece uma relação de troca de conhecimentos que dão suporte para o convívio social. Enfim, espera-se, com os resultados dessa pesquisa, motivar conhecimentos acerca de se trabalhar a literatura infantil de forma criativa e, poder mostrar a importância da prática de contação para formar crianças leitoras.
Descrição: XAVIER, Maria Lúcia Barbosa. A importância da contação de história na Educação Infantil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21634
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lúcia Barbosa Xavier.pdfPDF - Maria Lúcia Barbosa Xavier439.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.