Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21637
Título: A importância da família na escola: desafios e perspectivas
Autor(es): Silva, Tânia Maria Alves da
Palavras-chave: Educação
Escola
Participação da família
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho discutirá a importância do bom relacionamento entre família e escola para o efetivo desempenho das crianças. As atividades aqui relatadas foram desenvolvidas a partir da experiência de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, através do Projeto A Importância da Família na Educação Escolar, desenvolvido na Escola Municipal Professora Francisca Brasileiro, situada na Rua Oswaldo Cruz, s/n Centenário, em Campina Grande – PB. Considerando os vários fatores implicados no desenvolvimento escolar das crianças no início do ensino fundamental, entre eles, o papel da família nesse processo, visto que, percebe-se que esta tem delegado à escola inúmeras incumbências, dentre as quais, o papel de cuidar da educação dos seus filhos. O não comparecimento da família às reuniões pedagógicas, o acompanhamento da aprendizagem escolar e o não atendimento aos convites para entrega de boletins das crianças que estão com dificuldades na aprendizagem, foram algumas das questões motivadoras para a realização desse projeto. Para a abordagem do tema recorreu-se à pesquisa bibliográfica na qual o estudo fundamenta- se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa SOUZA (2012), NATIVIDADE (2005), PIAGET (2007), ESTEVES (1999), LOPEZ (2009), (CARVALHO (2004) e TIBA, (1996), relacionado a alguns conceitos, como: família, escola, aprendizagem escolar. O trabalho se configura em uma pesquisa qualitativa de base exploratória. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevista, questionário e observação da participação dos pais em uma reunião, momento em que foi realizada uma palestra. Acreditou-se e continua-se acreditando no projeto, cujo resultado foi além do esperado, permitindo revelar que a boa vontade e simplicidade pode ser a chave para uma aproximação entre família e escola, além do diálogo e compromisso de ambas as partes, pois, quanto maior for a participação da família, mais eficaz será o trabalho da escola.
Descrição: SILVA, Tânia Maria Alves da. A importância da família na escola: desafios e perspectivas. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21637
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tânia Maria Alves da Silva.pdfPDF - Tânia Maria Alves da Silva1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.