Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21650
Título: Texto em foco: conceitos à luz da linguística textual e de alunos do ensino médio
Autor(es): Vieira, Tiago Soares
Palavras-chave: Linguística Textual
Concepções
Texto
Linguagem
Data do documento: 13-Fev-2020
Resumo: Os estudos linguísticos avançaram ao longo do tempo e se dividiram em ramificações importantes para a análise de objetos distintos na área da linguagem, dentre as quais encontra-se a Linguística Textual (LT); por ter ganho força apenas em 1960, a presente ciência constitui-se ainda como algo inovador, por isso apresenta conceitos tenros, diferentes e, com isso, altamente importantes para a realização de estudos científicos. Partindo desses pressupostos, busca-se nessa pesquisa estudar a LT, com vistas a compreender algumas visões acerca da definição de linguagem, o trajeto histórico da presente ciência, bem como o conceito de texto nas percepções da Linguística Textual, analisando-o também sob a visão de alunos (de uma turma de terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na cidade de Riacho dos cavalos - PB). Para tal, realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo por base autores como Fávero e Koch (1988), Marcuschi (2012), Travaglia (2009), entre outros, e de campo, a partir de questionários que foram aplicados em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, com vistas a perceber quais as visões do alunado acerca do objeto de investigação da LT, o texto. A partir dos estudos realizados, tornou-se possível perceber que a Linguística Textual avançou muito ao longo do tempo, atualizando conceitos, métodos e visões acerca do texto, estudando-o, atualmente, em um âmbito mais pragmático, percebendo-o em contexto e funcionalidade para com o uso da língua/linguagem. Além disso, foram notórias as dificuldades que os alunos apresentam acerca da conceituação de texto e língua, bem como no que diz respeito a compreensão da relação texto e contexto. Palavras chave: ; ; ; .
Descrição: VIEIRA, T. S. Texto em foco: conceitos à luz da linguística textual e de alunos do ensino médio. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21650
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Soares Vieira.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.