Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21652
Título: A discursivização do sujeito mulher: traços de poder e machismo nos comentários de internautas sobre a Marcha das Vadias de 2014 em São Paulo-SP
Autor(es): Silva, Jéssica Tuane Vieira da
Palavras-chave: Sujeito mulher
Relações de Poder
Foucault
Site G1
Data do documento: 17-Fev-2020
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de analisar as maneiras que o sujeito mulher é constituído através comentários no site G1 com base nos conceitos chave de Foucault (1979). Visto que é importante compreender as relações de poder que constituem a desigualdade entre homens e mulheres bem como perceber os discursos machistas na internet. De início a pesquisa apresentou um resumo dos principais estudos de Foucault acerca das relações de poder, e como elas se manifestam, posteriormente foi feito um aparato das teorias feministas e do papel do sujeito mulher na sociedade. E, por fim, analisamos comentários presentes em uma notícia do site G1. A pesquisa está fundamentada nos conceitos de Focault (1979,), Butler (1998), Nascimento (2015), e Beauvoir (1949) e com ela compreendemos e analisamos os discursos encontrados na internet que moldam o sujeito mulher perante a sociedade e quais as relações de poder existentes neles. Diante disso, por meio da pesquisa percebemos como o sujeito mulher é atravessado por ideais de gênero que tentam diminuir sua atuação social e sua iniciativa de resistência. Abrindo margem para demais pesquisadores que busquem na teoria foucaultiana modos de perceber nosso presente e as questões relativas à sexualidade.
Descrição: SILVA, J. T. V. da. A discursivização do sujeito mulher: traços de poder e machismo nos comentários de internautas sobre a Marcha das Vadias de 2014 em São Paulo-SP. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21652
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Tuane Vieira da Silva.pdf882.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.