Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21656
Título: A representação do negro na obra A cor da ternura, de Geni Guimarães
Autor(es): Andrade, Amanda Roque de
Palavras-chave: Narrativa
Geni Guimarães
Representação do negro
Data do documento: 17-Fev-2020
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a narrativa A cor da ternura (1998) de Geni Guimarães, procurando observar de que maneira o negro aparece representado na narrativa autobiográfica da autora. Desse modo, centraremos nossa atenção na construção do enredo e na apresentação dos principais personagens que estruturam a obra, buscando identificar as situações de discriminação sofridas pela protagonista da história e refletindo de que maneira esse sofrimento se estende aqueles que sofrem o preconceito racial. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, que busca apoio teórico na leitura de autores que discutem o negro na literatura, analisam a obra da autora e colaboram na fundamentação teórica desta pesquisa. Sendo assim, foram fundamentais as leituras França (2006), Oliveira (2003), França (1998), dentre outros estudos. A análise da abra demonstra que as situações de preconceito enfrentadas por Geni são superadas graças ao seu esforço pessoal, motivado pela ternura demonstrada por sua família, especialmente a figura paterna da menina negra que se torna uma professora comprometida e sensível aos sofrimentos vivenciados por seus descendentes.
Descrição: ANDRADE, A. R. de. A representação do negro na obra A cor da ternura, de Geni Guimarães. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21656
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Roque de Andrade.pdf593.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.