Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2166
Título: Formação, mobilização e inclusão de catadores de materiais recicláveis que atuam no bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB
Autor(es): Souza, Maria Aparecida de
Palavras-chave: Coleta seletiva
Educação Ambiental
Catadores de materiais recicláveis
Data do documento: 30-Out-2013
Resumo: A coleta seletiva na fonte geradora compreende uma importante estratégia para reduzir os impactos socioambientais negativos e aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis. Este trabalho teve como objetivo principal identificar e avaliar estratégias para a formação, mobilização e inclusão dos catadores de materiais recicláveis que atuam no bairro de Santa Rosa, na cidade de Campina Grande-PB, visando favorecer a sustentabilidade da gestão integrada de resíduos sólidos no bairro, a geração de emprego e renda e o resgate de autoestima desse grupo de profissionais. Os momentos de formação dos catadores de materiais recicláveis foram realizados através de seminários, oficinas, e visita a experiência exitosa de catadores de materiais recicláveis. A mobilização e inclusão iniciaram-se com o contato com os lideres comunitários, visitas as famílias participantes da coleta seletiva e as não participantes, visando sensibilizá-las, realização de mini cursos, oficinas e confecções de folders informativos. Através dos momentos de formação e mobilização mudanças foram provocadas, as quais foram expressas através da percepção ambiental dos diferentes atores sociais do bairro de Santa Rosa que culminou em valorização dos catadores de materiais recicláveis enquanto profissional, a aceitabilidade de 58 famílias em aderirem à coleta seletiva, a separação dos resíduos na fonte geradora e na importância da coleta seletiva para o meio ambiente. Dessa forma, comprovamos que a formação, mobilização e inclusão dos catadores de materiais recicláveis contribuem para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB. Apesar do trabalho desenvolvido junto à comunidade, ainda encontramos um percentual significativo das famílias que aderiram a coleta seletiva que não está sensível as causas ambientais. Ou seja, os benefícios da coleta seletiva ainda não foram concebidos por 100 % dos moradores, apontando para a necessidade de ampliar o processo de sensibilização. Por isso, é necessário um trabalho contínuo, uma vez que todas as estratégias foram desenvolvidas baseadas nos princípios da Educação Ambiental, a qual é fundamental para o alcance dos objetivos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Descrição: SOUZA, M. A. de. Formação, mobilização e inclusão de catadores de materiais recicláveis que atuam no bairro de Santa Rosa, Campina Grande-PB. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2166
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida de Souza.pdfMaria Aparecida de Souza1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.