Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21661
Título: Vivenciando as brincadeiras antigas através de Cândido Portinari - no 3° ano de uma escola pública do município de Fagundes-PB
Autor(es): Araújo, Maria Valdilene Ferreira do Nascimento
Palavras-chave: Educação
Leitura
Construção de brinquedo
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, analisar os efeitos das brincadeiras antigas, através de Candido Portinari estudado, na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, numa Escola Pública Estadual do município de Fagundes/PB. O estudo se justifica por ser um artista e escritor brasileiro que, em muitas de suas obras, relatava o universo das crianças, sobre as brincadeiras antigas e o desenvolvimento de sua aprendizagem por meio da criatividade. Os procedimentos metodológicos surgiram a partir da leitura bibliográfica e da elaboração e a execução de um projeto de intervenção didático-pedagógico, durante o estágio de observação e docência, numa turma dos Anos Iniciais e, mais especificamente, sobre o que as crianças do 3º ano dizem em relação às brincadeiras antigas vivenciadas, no contexto social de sala de aula. Para coleta de dados foi utilizado o método de transcrição das falas e de interpretação dos conteúdos já dado ou implícito, no próprio texto do aluno. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Brougére (2004 e 2014), Cunha (1988), Kischimoto (1996, 2005, 2006 2010, 2011), Lucena e Sabini (2005), Manson (2002), Marinho (2007), Portinari (1979), Straub (2010), entre outros. Nossa conclusão é de que as brincadeiras antigas estão esquecidas, e quase não são vivenciadas pelas nossas crianças na sociedade de hoje. Os resultados dados na fala das crianças demonstraram um grande e crescente interesse das crianças por momentos assim, no qual esses alunos se identificavam com os diversos tipos de brincadeiras antigas, com muita curiosidade e interesse de construir essas brincadeiras. Constatou-se que essa vivência trouxe um sentimento forte de aproximação entre os alunos e desencadeou uma reflexão sobre as brincadeiras antigas e as brincadeiras atuais, com o incentivo dos recursos tecnológicos, sem dúvida, houve um efeito visível no desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
Descrição: ARAÚJO, Maria Valdilene Ferreira do Nascimento. Vivenciando as brincadeiras antigas através de Cândido Portinari - no 3° ano de uma escola pública do município de Fagundes-PB. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21661
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Valdileide Ferreira do Nascimento Araújo.pdfPDF - Maria Valdileide Ferreira do Nascimento Araújo1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.