Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21662
Título: A convivência com dois alunos especiais na sala de aula regular: uma prática de perspectiva inclusiva
Autor(es): Cândido, Lúcia Vieira da Costa
Palavras-chave: Educação
Educação inclusiva
Prática docente
Data do documento: 8-Jun-2019
Resumo: Este trabalho apresenta de forma sucinta, estudos sobre a política da modalidade da Educação Inclusiva brasileira, nos seus aspectos legais e, sobretudo, em relação à Educação Especial, na perspectiva inclusiva do aluno especial, que estuda na sala de aula regular. Tem como objetivo geral analisar a partir da convivência com dois alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, já diagnosticados especiais, como se efetiva, na prática do contexto social da interação em sala de aula o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos. Especificamente, objetiva identificar qual é a contribuição da professora-estagiária do curso de Pedagogia – PARFOR/CAPES/UEPB, na atuação e convivência desses dois alunos especiais na sala regular, campo de atuação do seu estágio do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Adotou-se um procedimento metodológico de cunho qualitativo e interativo- interpretativa, que toma a proposta didático-pedagógica do 3º ano, em uso, para aprender o sentido da fala, ou seja, a forma de interpretar, na prática, a manifestação do aluno especial, relacionada ao seu contexto histórico-cultural construído como educação inclusiva escolar. Buscou-se apoio nos estudos de Duck (2007), Gil (2005), Gomes (2007), Guerra (2004 e 2013), Oliveira (2007), entre outros. Conclui-se que a educação inclusiva que ocorre na sala de aula regular ainda se constitui um grande desafio para a prática docente do professor dos anos iniciais, poissão muitas as barreiras que precisam ser superadas. Vivemos numa sociedade em que as políticas de inclusão fornecem teorias, direitos e deveres que, de modo geral são consideradas importantes. Contudo, em sua prática observou-se que o ambiente escolar não oferece as condições ideais para o aluno especial, muitas vezes, se apresenta de forma excludente e, em muitos casos, faltam pessoas especializadas para trabalhar no desenvolvimento da aprendizagem desse aluno especial. A causa dessa exclusão pode estar associada às questões externas à escola que se evidenciam, no contexto da prática de sala de aula, por meio da injustiça social em seus diversos aspectos devido à má distribuição de rendas, a negação de oportunidades de emprego, talvez seja, um dos mais agravantes que potencializa muitas outras existentes, preconceitos, discriminações, indiferença, violências, insegurança, entre tantas outras.
Descrição: CÂNDIDO, Lúcia Vieira da Costa. A convivência com dois alunos especiais na sala de aula regular: uma prática de perspectiva inclusiva. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21662
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcia Vieira da Costa Cândido.pdfPDF - Lúcia Vieira da Costa Cândido1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.