Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21664
Título: Alfabetização e letramento: uma análise da opinião dos professores do 4°ano sobre esses problemas
Autor(es): Santos, Maria de Lourdes Eduardo dos
Palavras-chave: Educação
Alfabetização
Letramento
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O letramento se desenvolve continuamente na formação da aprendizagem com diferentes níveis e habilidades, formando o conhecimento no processo de alfabetização do aluno. A presente pesquisa tem como objetivo analisar depoimentos dos Educadores da rede pública de ensino do Município de Arara, Paraíba, em relação às dificuldades encontradas em sala de aula no processo de alfabetização e escrita. Esta pesquisa, de caráter quanti-qualitativo e bibliográfico aborda o tema Alfabetização e letramento: uma análise da opinião dos professores do 4◦ ano sobre esses problemas. Utilizando-se do método de estudo de caso com um processo de coleta de dados, através de um questionário formulado com questões abertas e fechadas, obteve os seguintes resultados: os professores estão cientes das problemáticas enfrentadas e buscam apesar das dificuldades usarem a metodologia do ensino adequada para lidar com a realidade dos alunos. Conclui-se que requer uma busca de novos conhecimentos a cerca desse tema com frequência, pois se trata de um campo muito abrangente e de muita responsabilidade para com a educação, junto ao comprometimento do professor na alfabetização e letramento dos seus alunos.
Descrição: SANTOS, Maria de Lourdes Eduardo dos. Alfabetização e letramento: uma análise da opinião dos professores do 4°ano sobre esses problemas. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21664
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Lourdes Eduardo dos Santos.pdfPDF - Maria de Lourdes Eduardo dos Santos709.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.