Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2168
Título: Formação em educação ambiental para mudanças de percepção e cidadania no município de Olivedos-PB
Autor(es): Borges, Virginia Gonçalves
Palavras-chave: Educação Ambiental
Formação
Sensibilização
Percepção Ambiental
Data do documento: 30-Out-2013
Resumo: A população mundial vem enfrentando uma verdadeira crise ambiental, desencadeada por diversos fatores, especialmente devido as ações antrópicas, as quais desconsideram a capacidade de suporte dos sistemas. A formação em Educação Ambiental constitui importante ferramenta para modificar o cenário ambiental. Este trabalho objetivou avaliar a formação em Educação Ambiental proporcionada aos diferentes atores sociais do município de Olivedos-PB, enquanto instrumento de mudanças de percepção, atitudes e de cidadania. A metodologia baseou-se nos princípios da pesquisa participante desenvolvida de maio de 2011 a Novembro de 2012 e no MEDICC - Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento. Este propicia o processo de sensibilização, simultaneamente à coleta dos dados. As principais estratégias aplicadas foram: contato com os gestores públicos locais, apresentação do projeto, seminários, palestras, ciclo de oficinas, aulas de campo, curso de formação de Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental a 55 atores sociais e elaboração e aplicação de projetos na própria comunidade. Para a caracterização quantitativa e qualitativa dos Resíduos Sólidos domiciliares produzidos no Município de Olivedos – PB, foram coletados diretamente na fonte geradora, em três semanas consecutivas e dias alternados. A produção per capita diária de resíduos sólidos domiciliares do município de Olivedos-PB é de 0,87 kg/hab.dia, Logo, estimamos que a população urbana do município de Olivedos-PB produz 1.655 kg/dia. Destes 28% são resíduos de papel, plástico, vidro e metal, que no momento da caracterização eram repassados para o catador. A partir do processo de formação constatamos mudanças de percepção sobre às questões ambientais locais; importância do bioma caatinga e o lugar de Educação Ambiental na Escola; implantação da coleta seletiva nas escolas; limpeza das margens do açude local e compreensão da importância da efetivação de políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Portanto, as estratégias em Educação Ambiental aplicadas suscitaram inquietude e contribuíram para mudanças de percepção, atitudes e o exercício da cidadania. Verificamos que a formação em Educação Ambiental é imprescindível para provocar um novo cenário para o Município de Olivedos-PB, no entanto, esta deve ser trabalhada de forma contínua e dinâmica, de modo que venha a contribuir para a formação de cidadãos críticos, ambientalmente comprometidos e sabedores de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Descrição: BORGES, V. G. Formação em educação ambiental para mudanças de percepção e cidadania no município de Olivedos-PB. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2168
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Virgínia Gonçalves Borges.pdfVirgínia Gonçalves Borges1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.