Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21714
Título: Biossíntese de giberelinas em Gluconacetobacter diazotrophicus
Autor(es): Almeida, Isabela Pimentel de
Palavras-chave: Ácido giberélico
Fitohormônio
Fotossíntese
Bioinformática
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: Bactérias promotoras do crescimento vegetal (Plant Growth Promoting Bacteria – PGPB) exercem efeitos positivos no desenvolvimento de várias espécies de plantas por conta de sua produção de metabólitos bioativos. O ácido giberélico, um fitohormônio com diversas variações, tem relação direta com esses efeitos e já foi anteriormente detectado em Gluconacetobacter diazotrophicus, embora a via metabólica para sua produção até então era desconhecida. Essa bactéria é uma PGPB capaz de colonizar e promover o crescimento de espécies vegetais como o arroz vermelho (Oryza sativa L.), com importância socioeconômica e ambiental no semiárido brasileiro. Nesse trabalho, objetivamos detectar perfis ativos e inativos de giberelinas em G. diazotrophicus PAl5 e caracterizar genes para sua biossíntese nessa espécie bacteriana. Culturas filtradas de G. diazotrophicus PAl5 revelaram os perfis de GA1, GA3, GA4 e GA7 fisiologicamente ativos e GA9, GA12 e GA20 foram caracterizadas em sua forma inativada. Através de ferramentas de Bioinformática as sequências putativas de enzimas descritas no genoma e, com indicação de literatura, sequências de outros organismos foram alinhadas para a descrição completa da via biossintética das variações deste hormônio na espécie em estudo. Esses resultados podem ter uma importância na produção mundial de arroz através de uma possível inoculação de sementes.
Descrição: ALMEIDA, I. P. de. Biossíntese de giberelinas em Gluconacetobacter diazotrophicus. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21714
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabela Pimentel de Almeida.pdfPDF - Isabela Pimentel de Almeida18.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.