Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21732
Título: Língua portuguesa no ensino médio: as diretrizes dos PCNEM e das OCEM
Autor(es): Bezerra, Priscila dos Santos
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Ensino Médio
Diretrizes Oficiais
Data do documento: 18-Fev-2020
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa no ensino médio vem sendo discutido por diversos pesquisadores da área. No presente estudo, foram tecidas algumas considerações teóricas sobre o trabalho em sala de aula com literatura, gramática e produção textual, assim como, foram discutidas as contribuições das diretrizes oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) para a disciplina Língua Portuguesa. Dessa forma, discutem-se, a partir dessas diretrizes, possíveis propostas metodológicas a serem desenvolvidas no componente curricular Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem ao longo do ensino médio que considerem a importância de se trabalhar a língua materna de forma contextualizada e relacionada com o cotidiano do aluno. A pesquisa é de caráter bibliográfico pautado nas concepções teóricas de: Antunes (2003, 2007), Cosson (2006), Silva (2016), Travaglia (2009), Zilberman (2008, 2009), dentre outros. As reflexões realizadas apontam para a necessidade de o professor incorporar em sua prática, novos métodos de ensino de forma a tornar o processo de construção da aprendizagem do aluno, significativo, reflexivo e interativo.
Descrição: BEZERRA, P. S. Língua portuguesa no ensino médio: as diretrizes dos PCNEM e das OCEM. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21732
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila dos Santos Bezerra.pdf397.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.