Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21737
Título: Tradição e modernidade: identificando as marcas dos contos de fadas na narrativa de Ana Maria Machado - leitura de História meio ao contrário
Autor(es): Fernandes, Luana Raiany Martins
Palavras-chave: Narrativa Infantil
Ana Maria Machado
Elementos dos contos de fadas
Data do documento: 18-Fev-2020
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a narrativa História Meio ao Contrário (1978), de Ana Maria Machado, procurando identificar e caracterizar os personagens principais da história, sem deixar de verificar de que maneira a autora retoma o gênero contos de fadas e desconstrói a sua estrutura na narrativa analisada, renovando e modernizando o gênero. Além disso, o trabalho discute, embora sucintamente, a importância da narrativa na sala de aula. Trata-se de um estudo que toma como fundamentação teórica trabalhos que discutem a definição e a estrutura dos contos de fadas e a obra de Ana Maria Machado, bem como sobre a narrativa para crianças. A pesquisa se caracteriza, portanto, como de base bibliográfica e tem como principais estudos os trabalhos de Abramovich (1997), Held (1980), Bettelheim (1978), dentre outros. A análise demonstra que a narrativa de Ana Maria Machado retoma personagens tradicionais dos contos de fadas, mas colocando-os em situações novas, desconstruindo, assim, a estrutura do enredo dos contos tradicionais, nos quais, em sua maioria, o príncipe e a princesa se casam e terminam felizes para sempre. Por isso, afirmamos que a autora parte de uma tradição (os contos de fadas) e, ao mesmo tempo, renova sua narrativa, na medida em que cria uma nova proposta de conduzir seu enredo, justificando, assim, o título de sua narrativa: História meio ao contrário.
Descrição: FERNANDES, L. R. M. Tradição e modernidade: identificando as marcas dos contos de fadas na narrativa de Ana Maria Machado - leitura de História meio ao contrário. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21737
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Raiany Martins Fernandes.pdf565.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.