Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21742
Título: A internet e os cordéis: ferramentas de mediação do ensino de português no fundamental I
Autor(es): Sousa, Francisco Helder Linhares de
Palavras-chave: Educação
Práticas escolares
Córdeis
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: A dificuldade de desenvolvimento das competências linguísticas (leitura, escrita e oralidade), é na contemporaneidade, um dos entraves enfrentados pelos docentes no processo de ensino de Português em séries posteriores ao ciclo de alfabetização. Aliado a isso, a não compreensão do texto (literário ou não literário) pelo alunado, direciona o professor a repensar a leitura como atividade de produção de sentidos, a escrita como processo e a oralidade como ferramenta de comunicação e de relações sociais. Sendo assim, esse estudo tem como objetivos: a) mostrar a importância da língua materna a partir do fundamental I, entendendo-a como fenômeno dialógico, capaz de revelar ao aprendente as contradições e conflitos da realidade, não apenas um fenômeno abstrato e limitado a exemplares didáticos. b) reconhecer a partir do uso de cordéis literários uma nova práxis para o ensino das capacidades linguísticas, possibilitando ao educando compreender o estudo da língua como objeto plurissignificativo e organizado. c) analisar a funcionalidade do saber linguístico e literário, através da mídia impressa cordel e digital internet, evidenciando um ensino por tentativas, possibilidades e não por construção mecanicista. Conscientes dessa realidade, essa pesquisa propicia pistas para modificarmos práticas escolares reprodutoras do ensino de português em reflexivas/críticas no 5º ano do fundamental I. Com base em princípios teóricos de Abreu (1999), Antunes (2003), Batista (2001), Costa (2009), Galvão (2001), Kleiman (1999), Koch (2009), Marcuschi (2008), Porto (2009), Rojo (2009), entre outros, justificamos nossas indagações, contribuindo para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita, oralidade e pesquisa, bem como, para a formação de sujeitos letrados e proficientes na sociedade.
Descrição: SOUSA, Francisco Helder Linhares de. A internet e os cordéis: ferramentas de mediação do ensino de português no fundamental I. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21742
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Helder Linhares de Sousa.pdfPDF - Francisco Helder Linhares de Sousa4.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.