Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21745
Título: A contribuição do lúdico na formação de leitores
Autor(es): Taveira, Jaqueline Fablício Moraes
Palavras-chave: Leitura
Lúdico
Formação do professor
Data do documento: 18-Nov-2017
Resumo: O presente artigo intitulado A contribuição do lúdico na formação de leitores, surge a partir de uma grande inquietação enquanto estudante e profissional da educação ao verificar as quantas andam a leitura na escola e como esta é introduzida nas atividades desenvolvidas na sala de aula. Partindo desse pressuposto, foi possível visualizar a importância e o fundamental papel do professor como mediador no processo de ensino aprendizagem ao despertar o interesse nas crianças no ato de ler e escrever com qualidade. Propiciar momentos prazerosos para os alunos ao introduzir brincadeiras durante a leitura facilita e ínsita o desejo de sonhar e se embrenhar cada vez mais no mundo literário. Essa possibilidade vislumbrou garantir o enriquecimento do processo educacional e valorizar a constituição de sujeitos críticos e reflexivos. Em busca da consecução desses objetivos fizemos uma pesquisa bibliográfica, cujo referencial teórico fundamentou-se no pensamento de teóricos como Almeida (2003), Silva (2009), Soares (2004), entre outros, cujo estudo permitiu uma elaboração de forma sistemática acerca do tema em estudo. Teceremos assim algumas contribuições diante das práticas no lócus da pesquisa. Esses parecem ser elementos significativos para que expressemos como se deu o processo que antecedeu a escolha do tema desse artigo. A princípio partimos de uma breve apresentação do que é ler; qual é o papel da escola na formação do leitor; reflexão sobre a importância da brincadeira e a sua relação com sala de leitura; o papel do professor e sua influência na perspectiva de formar ledores ou leitores. Faz-se ainda necessário que o professor apresente competência para utilizar modelos metodológicos que tenham como base o bom planejamento e um referencial teórico. Ou seja, não pode faltar uma boa formação profissional.
Descrição: TAVEIRA, Jaqueline Fablício Moraes. A contribuição do lúdico na formação de leitores. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21745
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Fablício Moraes Taveira.pdfPDF - Jaqueline Fablício Moraes Taveira1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.