Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Mércia Rodrigues da-
dc.date.accessioned2020-03-09T14:46:07Z-
dc.date.available2020-03-09T14:46:07Z-
dc.date.issued2015-08-01-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21753-
dc.descriptionSILVA, Mércia Rodrigues da. Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo retrata as experiências vivenciadas por ocasião do estágio supervisionado em docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual ressaltamos a possibilidade de dedicar novos olhares à educação de alunos com deficiência. Discute-se a necessidade de criar estratégias no propósito de tornar a sala de aula um espaço inclusivo, de tal maneira que alunos com ou sem deficiência possam interagir mutuamente. O estudo teve como objetivo discutir a importância de se fortalecer o processo ensino/aprendizagem de estudantes com deficiência, a partir de ações colaborativas que resultem em práticas educacionais inclusivas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa participante na Escola Estadual Augusto dos Anjos, nas turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no turno da manhã. Os resultados evidenciaram a importância da interação entre alunos com e sem deficiência, além do interesse destes por aprender o método Braille, (sistema tátil de leitura e escrita utilizado pelas pessoas com deficiência visual). Observou-se, ainda, a carência de formação docente voltada às especificidades destes sujeitos e identificou-se o interesse e o envolvimento de alguns docentes com esta prática, o que resultou em experiências positivas de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectProcesso ensino/aprendizagempt_BR
dc.titleUm novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluirpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Rodrigues da Silva.pdfPDF - Mércia Rodrigues da Silva741.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.