Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Mércia Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-09T14:46:07Z | - |
dc.date.available | 2020-03-09T14:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21753 | - |
dc.description | SILVA, Mércia Rodrigues da. Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir. 2015. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo retrata as experiências vivenciadas por ocasião do estágio supervisionado em docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no qual ressaltamos a possibilidade de dedicar novos olhares à educação de alunos com deficiência. Discute-se a necessidade de criar estratégias no propósito de tornar a sala de aula um espaço inclusivo, de tal maneira que alunos com ou sem deficiência possam interagir mutuamente. O estudo teve como objetivo discutir a importância de se fortalecer o processo ensino/aprendizagem de estudantes com deficiência, a partir de ações colaborativas que resultem em práticas educacionais inclusivas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa participante na Escola Estadual Augusto dos Anjos, nas turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no turno da manhã. Os resultados evidenciaram a importância da interação entre alunos com e sem deficiência, além do interesse destes por aprender o método Braille, (sistema tátil de leitura e escrita utilizado pelas pessoas com deficiência visual). Observou-se, ainda, a carência de formação docente voltada às especificidades destes sujeitos e identificou-se o interesse e o envolvimento de alguns docentes com esta prática, o que resultou em experiências positivas de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Um novo olhar para inclusão escolar de alunos com deficiência: conhecer, aprender e ser para incluir | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mércia Rodrigues da Silva.pdf | PDF - Mércia Rodrigues da Silva | 741.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.