Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21762
Título: A importância da música como recurso de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Herculano, Maria de Nazareth Pereira
Palavras-chave: Inteligências múltiplas
Música
Aprendizagem
Data do documento: 26-Jul-2014
Resumo: O trabalho com músicas na educação infantil é de extrema importância para as crianças em todos os aspectos, pois possibilita o desenvolvimento das habilidades essenciais na formação delas. Com base em estudos sabe-se que cada indivíduo possui sua inteligência e diferentes habilidades, dentre as quais se destaca a inteligência musical. Este trabalho tem o objetivo de destacar que a música pode e deve ser usada como recurso capaz de contribuir para o processo de ensino aprendizagem. A criança experimenta sons que pode produzir com a boca e é capaz de perceber e reproduzir sons repetitivos, acompanhando-os com movimentos corporais. Essa movimentação desempenha um papel importante em todos os meios de comunicação e expressão que utilizam do ritmo, tais como a música, a linguagem verbal e corporal demonstrada através da dança tem sido uma ferramenta positiva na busca de um ensino de qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento deste estudo foram pesquisas qualitativas e quantitativas através de estudos de teóricos da educação, observação, depoimentos e entrevistas feitas em uma escola pública. Os resultados demonstram que quando o educador percebe a importância deste recurso na sua prática pedagógica a aprendizagem de fato acontece e as aulas se tornam prazerosas e convidativas para estas crianças que estão iniciando a sua vida escolar.
Descrição: HERCULANO, Maria de Nazareth Pereira. A importância da música como recurso de aprendizagem na educação infantil. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21762
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Nazareth Pereira Herculano.pdfPDF - Maria de Nazareth Pereira Herculano774.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.