Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21763
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil: aprendendo brincando
Autor(es): Lima, Maria Aparecida Arruda Fernandes de
Palavras-chave: Educação infantil
Jogos educativos
Ludicidade
Data do documento: Ago-2015
Resumo: Este estudo fez uma abordagem sobre a utilização da ludicidade na educação infantil, o mesmo apresenta as influências positivas no processo de aprendizagem da criança na construção do conhecimento através dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica. Ao se utilizar o jogo na pratica pedagógica, é interessante fazer deste um momento de conhecimento e convivência com as crianças, permitindo conhecê-las e aproximar-se de seu modo de conhecimento do mundo, olhar não apenas no que elas fazem, mas também observar o modo como faz. Neste ponto de vista, é considerado como lúdicos todos os elementos que auxiliam na aprendizagem dos alunos, como: as brincadeiras, os jogos, a arte a música, a expressão corporal, que mantenham a espontaneidade das crianças. Destaca-se, que as atividades de movimento corporal dos alunos em sala de aula tornam o exercício mais agradáveis e prazerosas, por parte dos mesmos. A brincadeira é uma forma de divertimento típico da infância, isto é, uma atividade natural da criança que não implica em compromissos, planejamento e seriedade e que envolve comportamentos espontâneos e geradores de prazer. Conclui-se que é possível afirmar que através das brincadeiras e dos jogos, a criança expressa, memoriza e constrói sua própria realidade. É o reconhecimento do valor ligado ao prazer de pertencer a esse enorme aprendizado em que ganhamos, perdemos, jogamos, e aprendemos sempre.
Descrição: LIMA, Maria Aparecida Arruda Fernandes de. Jogos e brincadeiras na educação infantil: aprendendo brincando. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21763
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Arruda Fernandes de Lima.pdfPDF - Maria Aparecida Arruda Fernandes de Lima473.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.