Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Wellington Alves-
dc.date.accessioned2020-03-12T14:35:11Z-
dc.date.available2020-03-12T14:35:11Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.otherCDD 316.774-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21784-
dc.descriptionNASCIMENTO, Wellington Alves. Mídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbrido. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda uma possibilidade de ensino híbrido que foi praticada em uma escola pública estadual no município de São João do Cariri e tem por objetivo analisar a contribuição das mídias digitais no ensino de química. Trata-se de uma pesquisa participante, fundamentada nos pressupostos de autores como Papert, Veen e Vrakking, Bergmann e Sams, através de metodologias que integram objetos de aprendizagem e alguns pressupostos da teoria da sala de aula invertida visando a construção significativa do conhecimento químico. Para tanto, a personalização da aprendizagem se deu através do desenvolvimento e aplicação de um site enquanto recurso multimídia adequado as necessidades pontuais dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio identificadas em sondagem realizada previamente sobre o tema estrutura atômica. Através de questionário semiestruturado buscou-se o levantamento pontual das experiências que os estudantes possuem sobre as Tecnologias Digitais e da proposta didática desenvolvida no espaço escolar pelo professor. Após as aplicações, constatou-se que a prática pedagógica aqui proposta possibilitou uma maior autonomia dos alunos sobre a aprendizagem e também um maior engajamento deles perante os estudos. Espera-se que o estudo realizado possa contribuir para investigações mais profundas em relação à adoção de metodologias ativas nas escolas em conjunto com as tecnologias digitais, visando a superação dos desafios presentes no ensino e na aprendizagem de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moitapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.titleMídias digitais no ensino de química: ensaios de um ensino híbridopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:EAD - ETDE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington Alves Nascimento.pdfPDF - Wellington Alves Nascimento861.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.