Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Roseane da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-12T17:36:50Z-
dc.date.available2020-03-12T17:36:50Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.otherCDD 401-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21786-
dc.descriptionPINHEIRO, R. S. "A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como intuito discutir sobre a relevância da leitura no espaço do ensino fundamental II, considerando o ato de ler como uma das atividades essenciais para o desenvolvimento social dos sujeitos, e percebendo nesse segmento educacional uma continuação da formação leitora dos educandos. Sabendo que o processo de aquisição da leitura se dá mediante um diálogo efetivo entre leitor e texto, é possível perceber que a escola se configura como um lugar imprescindível para o estabelecimento desse encontro, tendo na figura do professor um mediador capaz de alargar visões de mundo na medida em que se responsabiliza por despertar no aluno, o contato com o letramento. Nesse sentido, a prática pedagógica é aqui abordada como uma ação formativa, desde que respeite as visões de mundo trazidas pelos alunos para a partir desse momento fomentar a leitura. É um estudo que se configura como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, apoiada nos fundamentos teóricos de Kleiman (2008) que consideram a leitura como um ato dinâmico e interacional, e Freire (1996) para quem o ato de ler se configura para além da decodificação e traz um sentido mais amplo para o desenvolvimento da leitura no contexto social, entre outros aportes teóricos que consideram importante esta temática. O estudo aponta que a leitura deve ser desenvolvida de modo que o leitor se torne autônomo e interativo, relacionando os textos às vivências humanas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.title"A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roseane da Silva Pinheiro.pdf547.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.