Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21790
Título: Jogos como instrumentos pedagógicos para o ensino de língua inglesa
Autor(es): Santos, José Bruno Freire dos
Palavras-chave: Jogos
Língua inglesa
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Em meio ao mundo globalizado, avaliando a importância do ensino de língua inglesa (LI) para o desenvolvimento do aluno, percebe-se que os métodos para o ensino de língua inglesa vêm se modificando, tendo em vista a preocupação com questões de interatividade na sala de aula. Também são notáveis problemas recorrentes na área de ensino da língua inglesa, que perpassam desde a falta de interesse dos alunos, a indisciplina no processo de ensino e aprendizagem até inúmeros problemas no sistema público da educação brasileira. Diante dessa realidade, nosso trabalho pretende investigar o uso do lúdico em sala de aula, observando os diversos benefícios que o uso de jogos traz para a aprendizagem da criança. Portanto, no âmbito deste trabalho, realizamos uma pesquisa de campo, com uma turma de sexto ano do ensino fundamental, em uma escola municipal, situada no Distrito de Canafístula / Alagoa Grande-PB. Acreditamos que os jogos, empregados na sala de aula como ferramenta pedagógica, despertam o interesse na aprendizagem da língua estrangeira e proporcionam aos alunos um ambiente mais interativo e motivador, suscitando a atenção dos mesmos pelos próprios conteúdos expostos na disciplina de língua inglesa. O objetivo geral desta pesquisa é identificar como acontece o processo de ensino-aprendizagem de maneira lúdica. Analisaremos dados obtidos através de um questionário aplicado após a realização de uma atividade envolvendo um jogo. Como aporte teórico sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa e uso de jogos no contexto educacional, embasamo-nos em autores como Antunes (2008), Leontiev (2008), Nogueira (2007), Vygotsky (1998), Araújo (2018), Silva (2009) e Campos (2017). Buscamos, através da análise dos dados, fomentar discussão e propor uma reflexão sobre o uso de jogos na aprendizagem de língua inglesa.
Descrição: SANTOS, J. B. F. dos. Jogos como instrumentos pedagógicos para o ensino de língua inglesa. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21790
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Bruno Freire dos Santos.pdfPDF - José Bruno Freire dos Santos973.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.