Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2180
Título: O Teatro Municipal Severino Cabral, da edificação às emoções: uma análise da cultura teatral campinense
Autor(es): Moço, Elisângela Cabral
Palavras-chave: Teatro
História do teatro
História de Campina Grande
Data do documento: 4-Nov-2013
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a cultura teatral através da memória de seus artistas tecidas em torno do Teatro Municipal Severino Cabral, perpassando pelo seu planejamento e edificação até a produção artística e cultural do qual foi palco e celeiro. Entendemos o teatro como patrimônio material e imaterial de Campina Grande, cuja produção imaterial é oriunda do repertório cultural é resultado da produção de seus artistas, que através de suas artes de fazer cotidiana, pontuaram a história das artes cênica campinenses e suas lembranças, possibilitou-nos fazer uma interligação entre história, memória, identidade, contribuindo para um outro olhar sobre a cidade a partir das lembranças e relembranças de seus artistas. Para melhor compreensão do nosso objeto de estudo, utilizamos como base teórica Roger Chartier (2002), Michel de Certeau (2007), Stuart Hall (2006), Maurice Halbswachs (2006), Jacques Le Goff (2003) e Paul Ricoeur (2007). Como abordagem metodológica trabalhando na perspectiva da método História Oral de Vida em interface com o método indiciário de Carlos Ginzburg (1989). Os resultados nos permitiram compreender, a produção dos artistas do teatro e o próprio Teatro Municipal, constituem-se num importante espólio patrimonial imaterial e material campinense.
Descrição: Moço, E. C. O Teatro Municipal Severino Cabral, da edificação às emoções: Uma Análise da Cultura Teatral Campinense. 2010. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2180
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisângela Cabral Moço.pdfElisângela Cabral Moço15.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.