Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21806
Título: Análise paleográfica e estudo prosopográfico do livro de registros dos irmãos da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba
Autor(es): Fausto, Maria Jocimária Soiany Pereira
Palavras-chave: Paleografia
Arquivologia
Prosopografia
Data do documento: 12-Nov-2018
Resumo: A Santa Casa de Misericórdia foi durante muitos séculos a principal, ou mesmo a única, instituição de caridade e de prestação de serviços públicos na cidade de João Pessoa. Neste sentido, é importante um estudo sobre as pessoas que a compunham, de maneira que seja disponibilizado este mapeamento para pesquisadores e estudantes no geral, além da comunidade local. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o livro de registro dos irmãos da Santa Casa de Misericórdia, produzido no final do século XIX, apresentando informações básicas sobre os irmãos daquela „Pia Instituição‟. Para alcançar esse objetivo foi fundamental a metodologia do processo de transcrição paleográfica e o estudo prosopográfico das informações básicas, a fim de coletar dados específicos dos irmãos, tais como: naturalidade, nacionalidade, estado civil, idade, profissão dos irmãos individualmente, além dos cargos que exerceram na irmandade, e total de irmãos, formando uma prosopografia destes indivíduos. Todas as variáveis foram extraídas diretamente da fonte documental. Os dados foram dispostos de maneira qualitativa e quantitativa e os resultados nos apresenta um perfil dos atores que trabalharam em prol da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba. Fica demonstrado importância deste estudo, tanto para instituição, quanto para sociedade local.
Descrição: FAUSTO, M. J. S. P. Análise paleográfica e estudo prosopográfico do livro de registros dos irmãos da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba. 2018. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21806
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jocimária Soiany Pereira Fausto.pdfMaria Jocimária Soiany Pereira Fausto3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.